Física de partículas no programa Masterclass

Amantes da ciência, 15 alunos da 3.a série do Ensino Médio participaram do Masterclass, programa que, em parceria com o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), tem como ideia ensinar estudantes do mundo todo sobre Física de partículas. Esta é a 8.a vez que o Band participa do evento que tomou conta do Instituto de Física Teórica da UNESP (IFT).

IMG_1245

Lá, os alunos tiveram a oportunidade de analisar eventos com dados reais do detector de partículas CMS (Compact Muon Solenoid). Além disso, uma videoconferência reuniu alunos do Brasil, Itália, Áustria e Croácia para conversar com pesquisadores do CERN, tirando dúvidas e compartilhando resultados.

IMG_1250

Um ponto alto do dia também foi poder conhecer o IFT. No instituto, os alunos visitaram a “nuvem” da Unesp e também participaram de atividades lúdicas sobre Física de partículas.

IMG_1249

“A ida ao Masterclass foi bem legal. O ponto alto foi a parte de adivinhar quais partículas foram chocadas a partir de uma simulação de computador. Aprendi bastante sobre física de partículas, muito mesmo, e, surpreendentemente, mais sobre computadores também”, contou o aluno Caio Krakauer, da 3.a série do Ensino Médio.

IMG_1253 (4)

O evento foi uma imersão no assunto, além de uma chance de conhecer cada vez mais o mundo da pesquisa. “Os alunos são muito engajados. Foram ao Masterclass porque gostam e querem se aprofundar”, contou o Coordenador de Física, Alexandre Magno, que acompanhou os alunos no dia.

IMG_1255

Alguns dias antes, Alexandre também reuniu os alunos para uma aula sobre Física de partículas para que todos chegassem no evento sabendo conceitos básicos.